Procure aqui...
ARQUITETURA Cidades COLUNAS Por aí

Chile (dia 6/6)

Olá pessoal. Tudo bem?

E nossa viagem está chegando ao fim, hoje vamos falar um pouquinho do nosso penúltimo dia no Chile e o último que vou relatar aqui no blog, dia 27/12/2017. Nesse dia, acordamos bem cedo pois tínhamos um passeio marcado com a Viaja Brasil para Vinã Del Mar e Valparaíso. Nossa primeira parada foi no mercado do vinho Rio Tinto, que fica em Casablanca, na estrada que vai pra Vinã Del Mar. Lá, apenas apreciamos a bela vista da estrada e degustamos um vinho muito bom. Para quem tinha interesse, ainda haviam várias opções de vinhos, queijos, roupas e muitas outras coisas para comprar no mercado.

Estrada para o Mercado do vinho Rio Tinto.

Mercado do vinho Rio Tinto.

Após essa breve parada, seguimos em direção à Vinã Del Mar para conhecer, primeiramente, o famoso relógio de flores, um dos principais símbolos da cidade. O relógio foi inaugurado em 1962, isso por que Vinã era uma das cidades sedes da copa do mundo de futebol. O relógio é uma obra de arte, seu paisagismo é lindo e todo pensado para que o desenho e as cores trazidas pelas flores se mantenham durante o ano todo, e os ponteiros de bronze funcionam com um sistema de satélite integrado à um mecanismo eletrônico.

Relógio das flores em Vinã Del Mar

Em seguida, fomos visitar o Moai Del Ahu One Makihi, que fica localizado na frente do Museo Fonck. Infelizmente, não tivémos tempo para conhecer o museu, então, nossa ida foi somente para ver o Moai de 2,90 m de altura e construído em pedra vulcânica, originário da Ilha de Páscoa. O Moai foi trazido para Vinã em 1951, onde ficou instalado na Avenida Marina até 1988, período que foi deslocado até o museu. O Moai foi doado ao Museu Fonck pelos Islenos da época, como um testemunho da relação de amizade que existia entre os dois.

Museu Fonck

Moai no Museu Fonck

Depois disso, seguimos em direção à praia. Não conseguimos entrar na água pois é congelante e, ainda por cima, o horário que fomos (na parte da manhã) o tempo ainda estava nublado e bem frio. Aproveitamos o tempo para conhecer o Museu a céu aberto dos canhões navais que fica na própria orla da praia. Vale a pena a visita, tanto para ver os canhões, como para passear pela orla que é uma graça.

Museu dos Canhões a céu aberto em Vinã Del Mar.

Praça próxima ao museu dos Canhões a céu aberto em Vinã Del Mar.

Nossa próxima parada foi Valparaíso, onde pudemos apreciar suas coloridas, estreitas e irregulares ruas, que, com sua quantidade de cores e desenhos, se torna viva e pulsante.

Em seguida, fomos conhecer a Plaza Sotomayour, a maior de Valparaiso, que apresenta muitas construções históricas. Lá foi possível entrar em contato com a arquitetura local de séculos anteriores, presente, por exemplo, no prédio da Armada do Chile. Além dos edifícios, o monumento “Los Heroes de Iquique” também está presente na praça. Esse monumento, inaugurado em 21 de maio de 1886, é uma homenagem aos corajosos combatentes que participaram do Combate Naval de Iquique. Os corpos de alguns deles encontram-se enterrados embaixo do monumento.

Armada do Chile, na Plaza Sotomayor.

Monumento “Los Heroes de Iquique”, na Plaza Sotomayor.

Edifício na Plaza Sotomayor.

Esse edifício da foto acima é uma forma muito bacana de integrar e preservar a arquitetura anterior com a atual, dando uso a esses espaço.

Em seguida, partimos para o porto de Valparaíso.

Porto de Valparaíso.

Nosso almoço foi em um restaurante chamado “Moda Pacifico Mirador Culinária” que, além de ter uma decoração super bacana, toda e madeira, e coerente com o lugar, possui uma vista maravilhosa da cidade e ainda tem uma comida deliciosa rs.

Restaurante Moda Pacifico Mirador Culinária.

Restaurante Moda Pacifico Mirador Culinária. Prato Spaghetti Fruto Di Mare ($ 11.9000)

Nosso passeio se encerrou na casa de Pablo Neruda que, infelizmente não pudemos conhecer, apenas caminhar pelo lado de fora.

Casa Museu La Sebastiana de Pablo Neruda em Valparaíso.

No geral, nosso passeio para Vinã Del Mar e Valparaíso com a Viaja Brasil foi bem superficial e deixou um pouco a desejar. Sabemos que, as vezes, um dia é pouco para conhecer tudo, mas haviam outros lugares que gostaríamos de ter conhecido, como o famoso cassino e também, é claro, o interior da casa de Pablo Neruda. Na verdade, esse foi o único passeio que não ficamos satisfeitos, com relação aos outros, não temos do que reclamar.

Depois do passeio, a agência nos deixou no hotel. Fomos caminhar novamente pelo bairro Lastarria para jantar. Optamos por comer no “Hogs Salchicheria”. Os cachorros quentes são bem gostosos e com um preço justo. Vale a pena para quem quiser uma refeição rápida, boa e barata.

Hogs Salchicheria no bairro Lastarria.

E, assim, chega ao fim mais um dia no Chile.

Espero que tenham gostado dessa série de 6 posts sobre a nossa viagem de natal para o Chile.